PARABÉNS! Parabéns a todos nós servidores e também a vocês concurseiros, que são a próxima geração do serviço público! Como está escrito no meu perfil, ser servidor público é para quem não tem medo do trabalho e para quem tem amor por servir! Este certamente é um dia muito especial para todos nós! Há quase dez anos ingressei na Justiça Federal e nem imaginava que aqui poderia alcançar tudo que alcancei, pois tenho muito mais do que um simples ganha-pão: trabalho na cidade que escolhi e faço o trabalho relativo à minha área (TI). Sou feliz servindo à população e acredito que tenho feito um bom trabalho.
É comum em Cruzeiro as pessoas que atendi no JEF me pararem na rua e agradecerem pelo serviço prestado. Sério. Algumas velhinhas até chegam às lágrimas, pois após muitos anos alguém foi capaz de fornecer uma resposta e explicar o porquê desta resposta. Vocês não imaginam como muita gente fica extremamente feliz até mesmo com um 'NÃO', pelo simples fato de aquele 'NÃO' ser seguido de uma resposta que a pessoa compreende. Principalmente os mais velhos. Muitos me disseram que agora poderiam até morrer mais tranquilos pelo simples fato de saber que aquela diferença que achavam que tinham para receber não existia.
Comovente também a perseverança e a fé de muitas pessoas. Nós muitas vezes reclamamos da vida, mas sabem o que é uma pessoa vir cedo de outra cidade à pé e com toda a família porque não tem com quem deixar as crianças? Pois é! Quantas vezes nós até ajudamos estas pessoas a comer um lanche ou pegar um ônibus pelo simples fato de que, se não tinham dinheiro para a condução, imaginem se teriam para comer! E a mágica de servir com amor está justamente no fato de uma família destas ficar feliz tanto no sim quanto no não, pois viram que fizemos o possível (e as vezes o impossível) por ela!
E não esqueçam: pelo princípio da legalidade, precisamos nos pautar na lei. Mas os jurisdicionados, os clientes do serviço público, precisam de um atendimento prestativo e amoroso. Não adianta ficar falando de leis e mais leis à população, o que precisamos é de humanidade e urbanidade. Já vi gente que se achava muito por ter um grande saber jurídico e não descia do salto, mas este tipo de gente, que não sabe ser humilde, acaba preterida. Tenham certeza disso, porque já vi isso acontecer muitas vezes.
Mais uma vez, PARABÉNS a todos nós. E já que é festa, uma música bem alegre.