Olá, pessoal,
Para mim foi uma alegria receber o convite do Ricardo para comentar questões aqui no “O Concurseiro”. Estou feliz com a oportunidade de trocar ideias sobre Noções de Informáticas todas as sextas com vocês.
Primeiro, quero dizer que é um prazer conhecer vocês. Sou o professor Lênin, Mestre em Ciência da Computação pela UnB, com formação na área de Inteligência Artificial. Sou Analista de Planejamento e Orçamento – APO, lotado na Secretaria de Patrimônio da União em Goiás e adoro lecionar – e aprender – informática.
Iniciaremos nossa série de questões comentadas sobre Noções de Informática abordando uma questão de 2009 do TJ-SC, sobre o tema Internet. Não se esqueça que temos um concurso para o TJ-SC em andamento.
____________________________
1. (TJ-SC/2009/TJ-SC/Analista Administrativo) Com relação ao uso da ferramenta de busca Google, acessada na internet através do endereço "www.google.com.br" é INCORRETO afirmar que:
a) | As pesquisas do Google diferenciam letras maiúsculas de minúsculas. Assim, por exemplo, a pesquisa dos termos "TRIBUNAL DE JUSTIÇA" e "Tribunal de Justiça" retornará resultados diferentes. |
b) | Clicar no botão "Estou com sorte" após digitar os termos de pesquisa fará com que seja aberto o site mais relevante encontrado pelo Google relacionado à consulta efetuada. |
c) | Para obter resultados de uma frase exata, deve-se digitar a frase desejada entre aspas. |
d) | Por padrão, o Google exibe apenas as páginas que incluem todos os termos de pesquisa digitados. Dessa forma, não há necessidade de colocar a letra "e" entre os termos. |
e) | A partir da opção "Pesquisa avançada" é possível indicar ao Google que exiba no resultado apenas páginas que estão escritas em um determinado idioma. |
____________________________
RESPOSTA: * A * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a respota)
Ao analisar a primeira opção já encontramos a afirmação equivocada, pois as pesquisas realizadas via Google não diferenciam maiúsculas de minúsculas! Os demais itens estão corretos e valem como ponto de memorização.
O que chamamos de ferramentas de busca e pesquisa na Internet é também conhecido como “motor de busca” e foi projetado para procurar informações na World Wide Web. Os resultados da pesquisa são normalmente apresentados em uma lista de resultados e são chamados “hits”. A informação pode consistir de páginas web, imagens, informações e outros tipos de arquivos.
Alguns motores de busca também extraem dados disponíveis em bases de dados ou diretórios abertos. Ao contrário dos diretórios Web, que são mantidos por editores humanos, os motores de busca funcionam por meio de programas de computador (algoritmicamente) ou uma mistura entre um programa de computador (um algoritmo) e a ação humana.
Os chamados “motores de busca” trabalham armazenando informações sobre páginas web, obtidas por meio de “programas robôs” enviados aos sites para coletar informações fornecidas pelos arquivos HTML do site. As páginas também podem ser obtidas por um sistema chamado “Web crawler” (também conhecido como spider): é um browser automatizado que segue cada link de um determinado site armazenando todas as páginas visitadas. Depois disso, o conteúdo de cada página é analisado para determinar como deverá ser indexado (por exemplo, as palavras-chave são extraídas de títulos, cabeçalhos ou campos especiais chamados meta tags). Esta montanha de dados sobre as páginas é armazenada em um banco de dados e disponibilizado para uso nas pesquisas futuras.
A finalidade de utilizar um índice é permitir que a informação seja encontrada o mais rápido possível. Alguns motores de busca, como Google, armazenam todo ou parte da página original assim como informações sobre as páginas web, enquanto outros, como o AltaVista, armazenam cada palavra de cada página encontrada. Esta página em cache (aquela que o Google armazenou) sempre guarda o próprio texto de busca, uma vez que é o que foi indexado, e isso pode ser muito útil quando o conteúdo da página atual foi atualizado e os termos de busca não são mais os que foram armazenados no início.
Resumindo:
a. | Pesquisar na internet significa utilizar alguns “sites” de busca. |
b. | Pode-se pesquisar sobre qualquer assunto, desde matérias acadêmicas até sites sobre concursos ou sobre culinária. Exemplos de sites de busca: http://www.google.com.br, http://www.yahoo.com.br, http://www.altavista.com.br e http://www.bing.com/. |
O Google é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos serviços de busca mais utilizados em toda a Internet. Por trás da simples e simpática aparência, temos uma poderosa ferramenta para buscas de informações de todos os tipos.
Site de busca http://www.google.com.br, acessado via navegador Google Chrome
Vejam o resultado de uma busca que fiz em meu computador. Os resultados que você obtiver podem ser diferentes dos meus, pois o sistema Google possui mecanismos de personalizar alguns detalhes dos hábitos de pesquisas de seus usuários e eu uso alguns itens adicionais em meu navegador.
Observaram o link (azul) abaixo do botão “Pesquisar”? É a pesquisa avançada. Clicando neste link, uma página com vários campos de configuração da pesquisa é mostrada para o usuário.
Basta preencher os campos que desejar e clicar no botão “Pesquisa Google” ou, se for uma pesquisa por uma página específica, clicar no botão apropriado.
Um forte abraço e até já.
Prof. Lênin
Twitter: @alexandrelenin
e-mail: alexandre.lenin@gmail.com