Home Arquivo completo Colaboradores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estudar com excelência: IBGE e a banca CONSULPLAN

Bons estudos aos amigos que nos acompanham neste blog. Estimo muito vocês e hoje começo uma série de artigos de como estudar com excelência. Comecemos com dicas acerca da prova do IBGE, cuja banca ganhou o pregão para elaborar o certame também do TSE.
A banca escolhida para fazer o concurso do IBGE é a CONSUlPLAN. Portanto, vejamos algumas dicas para que se faça uma boa prova.

1.
Estude com qualidade e não quantidade. Estudar muito, horas a fio, sem que se demande tempo para a família, para as coisas pessoais, para os afazeres necessários, não vale a pena porque se perde em rendimento e seu emocional fica abalado.
2.
Tenha um cronograma de estudos. Não importa quanto tempo ainda falta para sua prova, comece agora. O estudo de excelência pressupõe que se tenha um cronograma de estudos. Não se esqueça de incluir um turno na semana para a família e outro para você. O tempo restante é para seus estudos, para alcançar sua meta.
3.
Seja organizado eficiente. Mude de matéria a cada duas horas, pois seu cérebro não se concentra no mesmo objeto de estudo por mais tempo. Tire vinte minutos de descanso e recomece. Não deixe a preguiça ou mesmo as ‘vozes interiores’ arranjarem desculpas para uma ‘paradinha’ maior, uma ‘deitadinha só’, um ‘telefonemazinho básico’. Seja firme no seu cronograma.
4.
Lembre-se: só você pode fazer isso. Estudar é algo individual e o ganho também. Estude com os exercícios e pesquisando na teoria, consultando professores. Nas matérias mais complicadas, procure ajuda profissional nos cursos preparatórios renomados, com professores experientes.
5.
Associe-se a pessoas que levarão você para a realização dos seus objetivos. Caminhe com pessoas que têm as mesmas metas que você. Assim não corre o risco de se perder pelo caminho. Amigos de farra, de infância, primos – até mesmo namorados – que pensam que você surtou e que têm a missão de tirar você dessa vida, afaste-se deles por enquanto. Depois de passar, você poderá retomar contato, com mais tempo e disposição.
6.
As matérias da banca CONSULPLAN são mais de um conteúdo firme e posicionamento doutrinário do que uma prova que prima pela interdisciplinariedade. Portanto, estude e grife o que mais importa em cada assunto.
7.
Sobre as matérias do edital, em Português, saiba a classificar as orações e os termos da oração – eles cobram bem específico nessa matéria, assim foram nas provas passadas. Não deixe de lado o estudo dos pronomes relativos e das conjunções. Em texto, leia-o com atenção, pois a interpretação é direta, sem muita teoria. Não se esqueça de que Língua Portuguesa é determinante nessas provas. Em Raciocínio Lógico, o estudo deve ser o de exercícios com provas passadas da banca para ver o seu fio condutor, saiba a lei e suas nuances, assim não será pego por questões mal elaboradas.  Em atualidades, entender o mundo que nos cerca hoje e as implicações que o levaram a ter essas relações atuais é de suma importância. Quanto a Informática, que pressupõe um estudo mais técnico e especializado, portanto recorra a professores que conheçam bem a banca e saibam orientar seus estudos para não se perder tempo. E, por fim, Geografia deve ser bastante cobrada por ser um fator importante nas funções a serem desempenhadas.
8.
Comece pelas questões objetivas que você mais sabe. Garanta os pontos, com a cabeça fresca ainda, do máximo possível. Ao acertar muito, pois sabe-se mais ganha-se a sensação de que essa será a sua prova, e seu cérebro irá motivar o resto da prova. Experimente!
9.
Em ordem decrescente de matéria, faça uma a uma das questões de maneira tranquila. As questões para as quais ainda não se tem uma resposta rápida e segura deixe para depois. Faça as que você já sabe, depois pense nas outras com calma.
10.
Sempre se concentre ao passar o gabarito para a prova, pois assim não errará respostas corretas ao marcarem de maneira errônea. Mantenha a calma, pois terá feito o seu melhor para essa prova.

Boa sorte e sucesso!
Professor Diego Amorim