Amigos concurseiros, vejo que, ano após ano, algumas questões se repetem nos concursos públicos e as pessoas simplesmente continuam caindo nas mesmas pegadinhas, mesmo quem já fez as provas anteriores. Precisa ficar claro para nós a importância da leitura atenta e que alguns termos precisamos guardar em nossa mente de forma precisa.
As bancas pegam sempre a mesma informação e apenas mudam a forma de elaborar a questão ou o contexto em que se encaixam. Separei um bom exemplo para ilustrar o que disse: em sucessivas provas para o TCU a mesma questão foi se repetindo e muitos candidatos continuam errando até hoje. Simplesmente porque a Constituição Federal, em seu artigo 73, diz que a sede do TCU é no Distrito Federal, mas algumas banca propositadamente afirmam ser em Brasília. Isso, óbvio, se aplica não somente ao TCU, mas a todos órgãos com sede no DF.
Vejam atentamente a seguinte questão:
_________________________
CESPE - TCU/2006 - Analista de Controle Externo - Os ministros do TCU:
…
d) gozam de todas as garantias da magistratura comum, exceto a inamovabilidade. A Corte funciona somente em Brasília, de forma que seria ilógico assegurar-lhes que não fossem removidos arbitrariamente.
_________________________
RESPOSTA: * E * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a resposta)
O primeiro aspecto a se verificar nesta questão é justamente o da sede. Viram o que eu disse: A CF determina que a sede seja no DF, e não em Brasília. Geograficamente pode ser insignificante, porém, na letra da Lei, naquilo que nos é cobrado, claro, FAZ TODA A DIFERENÇA!
Quanto à questão, também está errada porque o TCU, COM SEDE NO DF, tem representações em todas as capitais do País. Simples assim.
No próximo post vou apresentar mais uma questão que se repete em todos os concursos, inclusive vou apresentar várias delas para provar o que digo! Bons estudos a todos!