Home Arquivo completo Colaboradores

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Questões Cespe baseadas no Manual de Redação Oficial da PR

Nunca antes na história deste País havia estudado de forma mais séria Redação Oficial, nem, obviamente, escrito aqui no blog sobre este assunto! Na verdade, até hoje ignorei o estudo desta matéria pensando: ‘são só três ou quatro questões na prova’. Na verdade, hoje em dia tem caído mais questões sobre este assunto e, mais importante, se errar quatro questões numa prova Cespe são oito pontos a menos (quatro que deixou de fazer e quatro que perdeu com os erros), isso se não for peso dois. Navegando por provas recentes da Cespe encontrei três questões que, confesso, errei duas sobre redação de textos oficiais. Importante lembrar que na esmagadora maioria dos concursos para cargos federais (talvez em todos) o edital cobra o estudo do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, que você pode ver aqui. As questões foram tiradas de prova para Administrador da Advocacia Geral da União (AGU). A prova está aqui e o gabarito oficial, aqui!

________________________________

Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens.


13
Entre as autoridades tratadas por Vossa Excelência, estão o presidente da República, os ministros de Estado e os juízes.
14
Todos os expedientes oficiais devem conter, após o fecho, a assinatura e a identificação do signatário.
15
As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível.


________________________________

RESPOSTAS:

13 *   C   * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a resposta)

Creio que nestas respostas não cabem muitas explanações, pois o Manual é bastante claro sobre os assuntos abordados! Quanto a esta questão, por exemplo, duas únicas coisas a serem lembradas: 1) trata-se de pronome de tratamento (Vossa Excelência) e 2) a resposta está na Seção 2.1.3. Vejam:

________________________________

2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento
Como visto, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado:
Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
a) do Poder Executivo;
Presidente da República;
...
Ministros de Estado;
c) do Poder Judiciário:
Juízes;
...

________________________________

14 *   E   * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a resposta)



* COMENTÁRIO À QUESTÃO ALTERADO POR SUGESTÃO DOS AMIGOS ÉVERTON LUÍS E MATEUS GOMES


O Manual de Redação diz, no item 2.3.Identificação do Signatário:
_______________________
Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:
_______________________
Reparem que no texto do Manual há uma exceção que a questão não cita, como informado pelos amigos nos comentários do post! Obrigado por acompanhar.


15 *   E   * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a resposta)

Esta questão é do tipo pegadinha, pois o Manual, logo em seu início, afirma que a redação oficial “A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade”. Vejam bem, padrão culto de linguagem e não padrão oficial! E a afirmação sobre o padrão oficial se repete abaixo, na seção seguinte do Manual. Vejam:

________________________________

1. O que é Redação Oficial
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. (negritei)
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais
O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos. (negritei)

________________________________