Não costumo escrever sobre Português, pois não acho que seja obrigatório para concurseiros, mas sim para brasileiros. Mas hoje de manhã, tomando café na padaria, vi este erro no apoio de prato (sei lá como chama ou se tem um nome). Leiam o que está escrito abaixo do prato. Começa no plural, mas no fim tem uma palavra no singular: o adjetivo atento. Tratando-se de amigos e clientes (plural), deveria haver concordância, flexionando-se o adjetivo atento.
O correto seria: “Esclarecemos aos nossos amigos e clientes que este local é de circulação pública, portanto solicitamos que fiquem atentos a seus pertences”.
Vejam esta explicação bem simples (e bacana) que achei na net:
_____________________________
Adjetivo é a classe que agrupa palavras variáveis, que se flexionam em gênero, número e grau, além de terem a função de caracterizar o substantivo, qualificando-o ou modificando-o. O adjetivo concorda com o substantivo ao qual se refere em gênero e número.
Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes. Trataremos aqui, particularmente, dos ADJETIVOS SIMPLES, que são aqueles que se formam por um único elemento, um único radical.
…
1. Os adjetivos simples que terminam em a, e, o, u, recebem a letra s no plural.
Exemplos: otimista, otimistas; leve, leves; esperto, espertos; hindu, hindus.
_____________________________
Assim, pelo amor de Deus, leiam muito e fiquem afiados em Português. Errar é humano, mas com erros grotescos, você perde pontos importantes numa prova ou, pior, passa vergonha. Flexionar adjetivos simples é regra básica. Aprende-se nos primeiros anos da escola, porém só se aprende a por em prática com muita leitura.
Erros de Português à parte, a Bella Paulista é uma das melhores padarias que conheço, se não for a melhor.