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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A ética no serviço público

Ser uma pessoa ética significa ser uma pessoa correta, que busca agir sempre de acordo com o que se espera. Este conceito, é claro, aplica-se também no ambiente profissional e o agente público deve estar atento para observá-lo.

No serviço público, é comum o agente ter que atender ao público. No atendimento, o agente deve ser cortês e prestativo, deve prestar informações precisas e procurar ser o mais conciso possível, evitando se prolongar, principalmente se houver muitas pessoas esperando, pois todas devem ser atendidas da mesma forma. Nem mesmo problemas relativos ao trabalho, como carga muito grande de serviço ou falta de recursos materiais ou pessoais, devem afetar a qualidade do atendimento ao público, cliente final, pois isso inclusive afeta a imagem que o Órgão passa à comunidade.

Nas relações interpessoais, o agente público também tem obrigação de ser bem resolvido, pois todos devem ser bem atendidos pelo agente público, de acordo com os princípios que norteiam nosso sistema, principalmente pelo princípio da impessoalidade, expresso no caput do artigo 37 da Constituição Federal.

De acordo com este princípio, todos, subordinados, iguais e superiores, devem ser tratados da mesma forma. Não cabe também a situação em que determinado agente faz grandes amizades em seu ambiente de trabalho e, por conta disso, privilegia determinadas pessoas em detrimento de outras. Essa situação é absurda e deve ser banida definitivamente do serviço público.

Assim, fiquem atentos, pois não basta passar em um concurso público, é necessário também saber se portar como um agente público respeitável. Mesmo porque a postura é um dos itens considerados nas avaliações de desempenho durante o estágio probatório, necessárias à aquisição de estabilidade.