Concurseiros, há um detalhe realmente muito pequeno e simples, mas que passa desapercebido por muitos concurseiros, fazendo com que a aprovação nunca chegue, parando sempre no quase. Sabem qual é este detalhe? Simples: ATUALIDADES JURÍDICAS!
Meus amigos, de que adianta saber tudo sobre a Lei 8.112/90, por exemplo, e não conhecer as atuais aplicações, interpretações e relações com outras legislações ou jurisprudências? A cada dia que passa, as bancas exigem mais e mais as reais aplicações da legislação, pois saber a Lei muita gente sabe, mas saber aplicá-la é algo muito diferente e bem mais complexo.
Portanto, amigos, não deixem de forma alguma de dedicar parte de seus estudo para acompanhar atualidades jurídicas. Para que não se torne algo disperso e também para que não ocupe mais tempo do que realmente é necessário, sugiro que coloquem em sua agenda de estudos alguns 'drops' diários de leituras sobre atualidades. Por exemplo, 20 minutos de manhã, 20 minutos à tarde e 20 minutos à noite. Assim, tuas leituras estarão integradas aos teus estudos e ficará muito mais fácil aprender a legislação e a doutrina acompanhando sua aplicação no mundo real, fora do mundo dos livros!
Para ficar mais fácil ainda, vou apresentar aos concurseiros meu guia de atualidades jurídicas: o Jornal Comunicação Jurídica (@jornalcj). Lá, é possível encontrar desde artigos sobre aparente futilidades (recheadas de conteúdo jurídico) até sobre os assuntos que mais bombam na mídia, como decisões polêmicas do STF!
Importante saber que são coisas distintas acompanhar o noticiário comum e o noticiário jurídico especializado, pois no primeiro não há compromisso com as técnicas que nos são cobradas tanto nos certames como na prática do serviço público, ok? Já vi gente contestar professor de Direito dizendo que não era bem como ele estava dizendo, pois estava diferente do exibido na novela das 20h! Cuidado, concurseiros! #Força nos estudos!