Em meio a tantos editais me ausentei alguns dias para cuidar de meu filho Raphael, nascido há algumas semanas. Continuando a nossa saga de resoluções, preparei uma questão da prova para o Banco do Brasil feita pela CESGRANRIO.
Divirtam-se!
Abraços e até próxima semana!
_____________________
BANCO DO BRASIL - 2010
João, Pedro, Celso, Raul e Marcos foram aprovados em um concurso. Cada um trabalhará em uma unidade diferente da empresa: P, Q, R, S ou T. Considerando que João já foi designado para trabalhar na unidade P, de quantos modos distintos é possível distribuir os demais aprovados pelas unidades restantes?
(A) 12
(B) 24
(C) 48
(D) 90
(E) 120
_____________________
RESOLUÇÃO:
Como nos foi dito que cada um dos aprovados trabalhará em uma unidade diferente e que João foi designado para trabalhar na unidade P, concluímos que os 4 aprovados restantes deverão ser alocados, cada um, em uma das 4 unidades restantes. Assim, o problema trata de Permutação Simples, pois o número de elementos é igual ao número de vagas e não há repetições de elementos, então:
Pn = n!
Onde n é o número de elementos disponíveis. Asim:
P4 = 4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24 modos distintos.
RESPOSTA: * B * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a resposta).
Pablo Guimarães
Professor de Raciocínio Lógico, Matemática, Estatística e Física
Autor das obras: Raciocínio Lógico para Concursos, Raciocínio Lógico e Matemática e Raciocínio Lógico em Exercícios – Série Comentada: CESPE
Twitter: @Pablo_prof
Email: racio.logico@gmail.com