Home Arquivo completo Colaboradores

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Extradição em prova para Diplomata/2009

Amigo concurseiro, não há como fugir de estudar muito Direito Constitucional. Até aquele assunto bobo, que você acha que já domina profundamente, pode vir a cair em provas para as carreiras de mais difícil acesso. Separei questão sobre extradição de prova para Diplomata, realizada pela Cespe em 2009. A prova está aqui e o gabarito oficial, aqui.

________________________________

23 - Considerando o conceito e o fundamento da extradição, julgue C ou E.
4 - O Estado brasileiro autoriza a extradição de brasileiros natos envolvidos na prática de crime de tráfico de drogas.

________________________________

RESPOSTA *  E  * (Clique no primeiro asterisco e arraste até o segundo para ver a resposta)

Destaquei esta questão porque a resposta a ela está em um simples inciso (LI) do artigo 5º da Constituição Federal, mas, no contexto, pode gerar confusão, porque extradição é matéria  tratada por lei e por tratados internacionais também! Lembram do prisão do depositário infiel? Não se aplica mais devido a um tratado internacional (Tratado de San José). E esta questão também pode gerar confusão porque fala do tráfico de drogas. Vejam o que diz a CF:

________________________________
Art. 5º....
LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

________________________________

Assim, mesmo no caso de envolvimento com tráfico de drogas, apenas o brasileiro naturalizado poderá ser extraditado, nunca o brasileiro nato!